Prefeitura de Goiânia aplica mais de 8 mil doses de vacinas no Dia D contra a febre amarela

1 de fevereiro de 2026 às 14:06

Número de salas de vacinação abertas durante a semana passou de 29 para 66 na gestão atual. Ação da Saúde foi realizada em 64 pontos de imunização, neste sábado (31/1)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 8.054 doses de vacinas durante o Dia D de mobilização contra a febre amarela, realizado neste sábado (31/1). Deste total, 1.836 doses foram da vacina contra febre amarela e 573, da Tríplice Viral, além de outras doses de imunizantes que estavam em atraso no cartão de vacina de quem procurou um dos 64 pontos disponíveis durante a ação. A iniciativa reforça a estratégia de ampliação da cobertura vacinal na capital.

“O resultado do Dia D demonstra que a ampliação dos postos de atendimento foi fundamental para alcançar mais pessoas e fortalecer a proteção coletiva. A vacinação é a principal forma de prevenção da febre amarela e seguimos empenhados em facilitar o acesso da população ”, afirmou o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer.

Para garantir o acesso da população, a SMS promoveu uma ampla expansão da rede de atendimento. “O número de salas de vacinação abertas durante a semana passou de 29 para 66 na nossa gestão, além da ampliação dos Centros Municipais de Vacinação (CMVs), que eram três e agora totalizam oito unidades em funcionamento nos fins de semana e feriados,” destacou Pellizzer.

De acordo com a SMS, a mobilização integra a estratégia nacional do Ministério da Saúde (MS) para intensificação da vacinação contra a febre amarela, especialmente em áreas com circulação do vírus. Em Goiânia, a cobertura vacinal ainda demanda avanço, pois a meta estipulada pelo MS é de 95% e a capital goianiense ainda conta com um pouco mais de 80% do publico-alvo vacinado.

Segundo a diretora de vigilância epidemiológica da SMS, Flaviane Lemos, ações como o Dia D são essenciais para reduzir riscos e prevenir casos graves da doença. “A intensificação da vacinação é uma estratégia eficaz para aumentar a cobertura vacinal e proteger a população, especialmente em um cenário de vigilância ativa da febre amarela no país”, destacou.

A enfermeira Lucilene Martins, que é mãe do Leonardo, de quatro anos, levou o filho para receber a segunda dose da vacina e destacou a importância da imunização. “Como profissional de saúde e como mãe, sei o quanto a vacina é fundamental para proteger as crianças. Manter o cartão de vacinação em dia é um cuidado que garante segurança agora e no futuro,” afirmou.

A SMS reforça que a vacina contra a febre amarela segue disponível gratuitamente em todas as salas abertas da capital. A vacinação é indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade e é a principal forma de prevenção contra a doença.

Casos

De acordo com a SMS, 14 primatas não humanos com febre amarela foram recolhidos pela pasta em 2025. “Os macacos não transmitem febre amarela aos humanos, mas são muito importantes para a vigilância contra a doença. Eles nos alertam sobre a circulação do vírus de forma precoce, indicando os locais com os maiores índices de contaminação da doença em Goiânia,” afirmou o diretor de Vigilância em zoonoses, Carlos Silva Lemos.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, com elevada letalidade nas suas formas graves. O vírus causador da doença é transmitido aos seres humanos pelo mosquito Aedes aegypti.

Foto: SMS
Legenda: A iniciativa reforça a estratégia de ampliação da cobertura vacinal na capital
Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia